Como funciona um Seguro de Mudança?

Todo transporte possui riscos. Por isso, é importante que a empresa ofereça um seguro de mudança que minimize os imprevistos e previna qualquer tipo de dano aos seus bens.

Antes de definir a empresa, entenda como funciona a contratação de um seguro de mudança:

1) O seguro de transporte é divido em duas apólices:
RCTR (obrigatória): cobre riscos como acidentes de trânsito, incêndio e explosão, que causem perda total ou parcial aos bens transportados.
RCF-DC (facultativa): cobre sinistros como, roubo, furto, extorsão ou apropriação indébita.

2) Nenhum seguro de transporte de mudanças nacionais cobre pequenos danos decorrentes de manuseio falho, como riscos, quebras, trincas, sujeira, etc. Para isso, uma boa embalagem e profissionais experientes reduzem tais riscos.

Apólice de Seguro: a sua garantia de indenização

O seguro não é obrigatório, mas é um elemento a mais para a garantia do transporte sem prejuízos. O valor do seguro é calculado em 1% do valor dos bens declarados pelo consumidor, que envia à empresa uma relação dos itens a serem transportados, discriminando o preço estimado de cada um. Essa lista deve ser conferida e assinada tanto pela empresa como por você, cliente.

O próximo passo é a averbação da mudança junto à seguradora, onde a empresa deve informar os preços individuais dos itens declarados, a placa do caminhão e o valor total assegurado.

Mudança sem stress!

Algumas empresas cobram o percentual e não contratam realmente o seguro, uma prática ilegal. Para evitar transtornos, você deve:

1) Solicitar uma cópia ou número das apólices de seguro;

2) Checar a veracidade dos documentos junto à seguradora, bem como o CNPJ da transportadora;

3) Sempre guardar uma cópia de toda a documentação. Ela é a sua garantia!

4) Desconfiar de preços abaixo da prática do mercado: uma empresa que paga impostos e funcionários em dia e tem a responsabilidade de garantir a segurança dos seus bens, certamente cobrará um preço justo. O barato pode sair caro… Pense nisso!

Equipe Zzapting

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *